IX Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos

Todos os trabalhos devem ser inscritos através de um(a) docente orientador(a). Os trabalhos inscritos e aceitos deverão ser apresentados em formato virtual por um aluno ou um grupo de alunos regularmente matriculados no ensino técnico.

Os trabalhos deverão ser inscritos em uma das seguintes categorias:

• Desenvolvimento de trabalho técnico-científico – nível ensino médio/técnico: trabalhos com cunho técnico e/ou científico, caracterizados pelo uso da metodologia científica, resultados inéditos ou confirmação de resultados conhecidos, realizados por alunos de ensino técnico de nível médio. Esses trabalhos serão avaliados pelos objetivos propostos (originalidade, desenvolvimento, funcionalidade, ineditismo e complexidade), desenvolvimento seguindo metodologia científica e clareza na apresentação dos projetos.
  • Desenvolvimento de protótipo: pressupõe o desenvolvimento efetivo de protótipos, cujas funções, forma de desenvolvimento e princípios deverão ser explicados na apresentação. Serão avaliados pelos objetivos propostos (originalidade, funcionalidade, ineditismo, complexidade), descrição do desenvolvimento e dos projetos.

As categorias citadas permitem o trabalho em diferentes áreas do conhecimento, de forma a incentivar o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e multidisciplinares, incluindo alunos de diferentes cursos técnicos. Em todos os casos, os trabalhos deverão ter sido realizados exclusivamente por alunos do ensino técnico de nível médio, com a orientação de um(a) docente orientador(a). O(A) docente será o(a) responsável pelos projetos. Entretanto, os alunos devem estar preparados para expor e discutir os trabalhos, sendo esse, inclusive, um dos requisitos avaliados durante o evento. Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do evento.

Os trabalhos inscritos e aceitos na categoria Desenvolvimento de trabalho técnico-científico e na categoria Desenvolvimento de protótipo deverão apresentar um banner e um vídeo conforme instruções disponibilizadas em instruções aos Autores.